Início Sem categoria Camaçari – Sedap discute andamento de ações da pasta com o prefeito

Camaçari – Sedap discute andamento de ações da pasta com o prefeito

0

O prefeito Elinaldo Araújo se reuniu, no início da tarde desta quarta-feira (27/5), com o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Denilson Queiroz, para falar sobre o andamento das ações e programas da pasta durante a pandemia do novo coronavírus. No encontro, que aconteceu no gabinete do gestor municipal, o secretário expôs resultados, demandas e novidades.

Certificação de Produção Orgânica – Dentre os assuntos abordados está a certificação orgânica para agricultores do município, o que agrega valor e potencializa a capacidade de escoamento dos produtos cultivados na cidade. Na última sexta-feira (22/5), um Acordo de Mútua Cooperação foi celebrado e oficializado, entre a Sedap e a Fundação Alphaville, com o intuito de estabelecer o processo de certificação participativa de produção orgânica em Camaçari. A entidade certificadora é a Rede de Agroecologia Povos da Mata, de Irecê, única na Bahia.

Para Queiroz, este acordo é um grande avanço na direção da conquista do selo orgânico pelos produtores locais. O documento determina ainda as atribuições das partes, a exemplo da mobilização dos agricultores e auxílio logístico, que cabe ao governo municipal, e o custeio de despesas de hospedagem, alimentação e transporte nas atividades de capacitação intermunicipais. “Camaçari ganha um importante parceiro que nos apoiará significativamente na jornada até a certificação”, afirmou.

Mais Agricultura – Outro tema tratado na reunião foi a continuidade do programa Mais Agricultura, que deve manter a rotina de compras de produtos agrícolas direto do produtor rural, aquecendo a economia da agricultura familiar. Na ocasião, o prefeito Elinaldo garantiu que, mesmo no período em que o município ficar sem a verba do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, os produtores rurais vão continuar tendo seus produtos comprados, pela Prefeitura e Camaçari, através do programa municipal Mais Agricultura. Nos próximos dias, está prevista a compra de produtos sazonais típicos do mês de junho, como milho e amendoim.

Mais Pesca – A ampliação do número de contemplados pelo programa Mais Pesca também entrou na pauta da reunião. O secretário afirmou que está dando continuidade ao trabalho de identificação de novos beneficiários, através de análise de critério do público-alvo, para prestar assistência a uma quantidade ainda maior de pescadores e marisqueiras da costa de Camaçari. Foram apresentadas sugestões para que esse processo fosse acelerado e o prefeito Elinaldo se comprometeu a conceder o apoio necessário para o bom andamento e contínuo crescimento do programa, que atualmente beneficia 160 pessoas.

Fonte:Ascom

Fale com a nossa redação pelo WhatsApp.
Print Friendly, PDF & Email