Início Destaque Confira mensagens feitas em homenagem ao aniversário de Salvador

Confira mensagens feitas em homenagem ao aniversário de Salvador

0
Foto: Felipe Iruatã | AG. A Tarde

Neste domingo, 29, a cidade de Salvador celebra 471 anos de história. Nesta data especial, diversas personalidades e autoridades homenageiam a capital baiana e desmonstram o desejo de dias melhoras após o isolamento devido ao coronavírus. Confira as mensagens:

“Dizem que essa máxima vem da terra do vírus assustador: “Na Crise é que se cresce”. Dito isso, tenho certeza que, em breve, Salvador voltará  a ser movimentada, alegre e pujante, como sempre foi, pois essa é a nossa marca. 

Parabéns, minha Salvador!”

Vivaldo Amaral Adães | Advogado

“Hoje, nossa linda cidade completa 471 anos. O momento não nos permite uma celebração, mas traz uma boa oportunidade de reflexão. Aniversário  simboliza renascimento, recomeço da vida.  Neste momento em que vivemos o isolamento social, tudo o que a humanidade mais quer é recomeçar! Quando tudo isso acabar, faremos aniversário juntos. Todos nós. Todo o planeta.

Parabéns, Salvador!”

Verônica Villas Bôas | Publisher da Revista Let’s Go Bahia

“Nossa cidade completa 471 anos de fundação. São Salvador da Bahia. Muitas histórias, muitas belezas, muitas batalhas vencidas. Este aniversário, de modo especial, passaremos exercendo o cuidado com o outro, sendo solidários. E ao final desse contexto de pandemia, com sabor de vitória, retomaremos a nossa rotina de vivenciarmos o dia-a-dia com alegria.

Vamos em frente Salvador!”

Maria Constância | Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade | Diretora Tesoureira da Associação Comercial da Bahia

“Primeira capital do Brasil, ao longo dos seus 471 anos, Salvador sempre se mostrou uma cidade vibrante, com um povo batalhador, criativo e cativante. Não temos dúvida que será essa energia soteropolitana que nos dará um promissor novo tempo, vencendo sempre os desafios.

A Desenbahia e os desenbaianos orgulham-se em fazer parte da História de Salvador e felicitam o nosso povo e reafirmam seu compromisso de continuar apoiando o desenvolvimento econômico e social da nossa querida capital”

Francisco Miranda | Presidente da Desenbahia

“Nasci no interior da Bahia.Fui para São Paulo quando muito criança. Como sereia, a Bahia entoou em vários cantos, o  chamado para meu retorno, por boa parte da minha vida adulta.Lembrava do carisma  do povo ,do céu rosa e azul no  verão e do mar sempre morno.Acalentei com tanta força esse sonho que finalmente consegui.Fui recebida de volta por  essa terra com vocação maternal.Grande mãe, tão calorosa e abundante, rica de tudo que faz sentido na vida. Aqui e  Agora, posso chamar de nossa, essa gente criativa e guerreira.De praias estonteantes,cachoeiras maravilhosas,recantos  mágicos,culinária única. Terra santa, espiritualizada, cheia de axé no ar.Berço da independência do Brasil e da minha  plenitude como mulher, mãe, filha, empresária, baiana de nascimento e  alma. Recebi muitas bençãos como filha dessa  terra, cresci profissionalmente, mas,mais que tudo, cresci em essência. Devolvo, todos os dias, em reverência, amor e  muita Gratidão por me acolher de volta ao lar e me iluminar. Um salve para nossa Grande mãe e rainha, Salvador Bahia  de Todos e tudo que é lindo.”

Agda Lima  | CEO da Talento RH

“O soteropolitano tem a capacidade de se reinventar, temos o povo alegre e receptivo alem de força de trabalho incrível, sabemos que a pausa também faz parte da musica, já já estaremos em pleno vapor.”

Ricardo Luzbel | Bahia Noticias | BP investimentos | Luzbel Tecnologia em Eventos

“Salvador comemora seu aniversário em silêncio, Sábio Silêncio, Nos traz oportunidade de aprendizado.

Tempo de reflexão, No que não enxergamos, mas existe, Nos ameaça e atemoriza. Aos que aqui permanecerão, Nesta cidade do Salvador, Inauguraremos uma nova era De esperança, fraternidade e solidariedade, Onde o SER deva ser mais importante do que o TER, E a alegria não dependa de sonoridade.

Parabéns meu Salvador!!!”

Ângelo Castro Lima | Doutor em Cardiologia pela USP | Professor da UFRB

“Neste domingo (29), Salvador completa 471 anos de fundação, de uma forma muito diferente do que em anos anteriores. A data não é feriado mas, nos últimos anos, passou a ser celebrada com atividades culturais, eventos que chamavam a população para os espaços públicos, a fim de desfrutar os atrativos da sua cidade.

Mas este domingo é atípico. Dona de uma importância histórica ímpar, nossa capital encontra novamente um desafio a enfrentar e a resistir. São justamente das dificuldades impostas que nascem as grandes soluções e os avanços que as sociedades precisam.

Daqui a alguns anos, os soteropolitanos se lembrarão muito bem dele. Possivelmente porque enfrentamos um problema que se manifestava no mundo todo, e saímos dele vitoriosos.

Sendo uma cidade conhecida pela sua criatividade e resiliência, a economia soteropolitana encontrará um meio, se abrirá às adaptações, se reinventará, pois sabe que precisa continuar colaborando com o bem-estar social em todos os segmentos, sejam eles ligados à construção civil, à indústria, aos serviços, ao turismo, ao comércio entre tantos outros.

A superação dessa crise está na capacidade de não nos fecharmos para o novo, na idéia de que nada será como antes. Na derrubada de limites para a criatividade, vamos construir um novo futuro, mais sustentável e mais inovador.

Neste aniversário, comemoramos mais um ano da primeira capital do país com olhos atentos a um futuro que ainda vamos criar. Da mesma forma que estamos fazendo desde 1549.”

Cláudio Cunha | Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia)

“Parabéns Salvador !!!! Não é momento de comemorar , mas é momento de não baixarmos a cabeça !!!! Fé, foco e muita solidariedade para virarmos essa página.”

Maurício Martins | Empresário e presidente do Conselho do Hospital Martagão Gesteira 

“Que cada baiano foque na solução, alimente pensamentos elevados pautados na gratidão, lucidez e compaixão. Nossa escolhas hoje, criam o amanhã. Estamos unidos, sairemos dessa pandemia mais fortes e mais humanos. Vibremos saúde, fé e paz . Afinal, somos a terra da alegria. Viva Salvador! Em breve, comemoraremos.”

Monique Melo | Sócia-diretora da Texto e Cia Assessoria de Comunicação

“Só há uma alternativa: sairmos muito melhores disso tudo. A nossa cidade, do alto dos seus 471 anos de enfrentamento criativo e corajoso das adversidades, tem muito a nos inspirar.”

Tiago Ayres | Sócio fundador do Ayres, Catelino, Pimentel Advogados

“O mundo já enfrentou e venceu muitos desafios ao longo da sua história. Não será diferente desta vez. Salvador voltará, em breve, a sorrir e receber de braços abertos seus visitantes.  Nossos congressos, inicialmente adiados por conta do momento, voltarão à pauta e a capital baiana seguirá firme e mais forte rumo aos seus 500 anos”

Roberto Duran | Presidente da Salvador Destination

“Neste 29/03/2020 não vamos comemorar o aniversário da cidade do Salvador, como gostaríamos e como ela merece. Mas mais uma vez, estamos unidos, em prol do bem comum, do próximo, da esperança e do amor. Muito em breve voltaremos ao nosso caminho normal, lutando e mais fortes, porque venceremos essa fase. E saudosos dos nossos abraços, poderemos voltar a ser o povo mais caloroso do mundo!!! Parabéns Salvador e Soteropolitanos!”

Priscila Wiederkehr | CEO da Vitalmed

“Salvador, a fé, bravura e alegria de seu povo são a marca da sua história. Não há desafio que esta terra não supere. Parabéns!”

Simone Neri | Advogada

“Parabéns Salvador pelos 471 anos!!!! Uma das cidades mais antiga da América, cidade histórica e primeira capital do Brasil. Cidade da magia, sonhos e encantos, Cidade  da alegria , do Axe,  minha cidade é linda de ver , com suas belezas naturais , crenças , praias, igrejas, cidade alta , cidade baixa . Culinária marcante ,  trazidas pelos irmãos africanos , onde predomina o dendê, leite de cocó ,camarão seco e o Acaraje. Capital da Bahia, Salvador cidade da alegria, festas populares e o melhor carnaval do Brasil.”

Francisco Catelino | Advogado

“Salvador ao comemorar 471 anos, se renova e com a força da sua gente segue brilhando e superando os desafios dos seus tempos!”

Odair Conceição | Empresário

“Nestes 471 anos o povo Soteropolitano já enfrentou de tudo; guerras , problemas de saúde, crises financeiras e muito mais , esse povo trabalhador , criativo e forte voltará firme ao trabalho pois só assim faremos de Salvador uma cidade melhor para todos.”

Denis Guimarães | Empresário

“Salvador tem em seu DNA o espírito de luta e de superação desde sua fundação, Nos Soteropolitanos somos resilientes por natureza, e estes 471 amadureceram este sentimento, deixaram nossa marca ainda mais viva . Aos nossos  empreendedores, empregadores soteropolitanos:  Liderar é também manter a fé , ser resiliente, e transmitir a esperança, pois temos uma certeza em meio a todo este cenário, isso vai passar.”

Gercino Coelho Filho | Empresário

“Parabéns Salvador! Saúde! Não é, apenas, erguer um brinde pelos seus 471 anos – com cara, corpinho e jeito de menina. É profetizar a certeza de que nossa capital será agora, o que sempre foi: um exemplo global de pioneirismo, resiliência e superação colaborativa.

Porque estamos diante da única aniversariante que, mesmo em tempos de isolamento social, nunca deixou, ou deixará, de abraçar a todos nós, com um amor e acolhimento que são só seus.

Feliz aniversário, sua linda!”

Rodrigo Santos, Ph.D | Educador e Empresário | CEO do INGEPE _MentorShip Group

”Parabéns minha amada Salvador, cidade de inúmeras batalhas vividas, notória pela sua beleza e hospitalidade. É hora de união e solidariedade à distância para vencermos mais essa batalha histórica e em breve podermos voltar a abrir nossas portas e  nos abraçarmos sem medo. Parabéns Salvador, a primeira capital do Brasil!”

Matheus Oliva | Diretor Intermarítima Portos e Logistica S/AIntermaritima

“Nosso Grupo renova a confiança em nossa gente, em nossa cidade e em nossos líderes. Superaremos esse momento com fé e, principalmente, com atitude. É tempo de repensar processos e modelos de negócios. E é através de novos cenários que descobrimos novos caminhos. Esse será o melhor presente para Salvador!”

Fernanda da Cunha Guedes Rêgo | Sócia do Grupo Cunha Guedes

“São nos momentos mais difíceis que tiramos lições para novos aprendizados e desenvolver formas diferente de tocar a nossa empresa e demonstra a nossa responsabilidade externando a nossa solidariedade ao povo de Salvador.

A Clivalemais mantém suas portas abertas com a inestimável colaboração do seu corpo clínico, fazendo jus ao juramento de Hipócrates.”

Alberto Serravalle Filho | Sócio da Clivale

“O meu desejo para Salvador no seu aniversário é que cheguemos o quanto antes à resolução do cenário que estamos vivendo. É hora de empresários e funcionários se unirem, para que com o apoio dos poderes públicos, a economia baiana seja retomada de maneira gradual e segura. Seguir com fé e otimismo é a missão de todos para passarmos por esta fase e voltamos a produção e geração de renda para o nosso estado.”

Mário Dantas Lide | Associação Comercial da Bahia e presidente do LIDE BA

“Não há novo vírus que resista à força e união dos filhos da cidade do Salvador que, em breve, poderão voltar a se abraçar.”

César Faria | Advogado e Professor Universitário

“É comum as pessoas deixarem o medo bloquear suas ações e o caminho pra o aprendizado, mas é justamente o aprendizado que nos faz superar as crises. Sabemos que não é o mais forte que sobrevive, mas o que se adapta melhor às mudanças. Nesse momento não podemos paralisar, mas sim tirar o máximo de proveito do aprendizado e das oportunidades. Por exemplo, no mercado financeiro, onde hoje atuo, o pânico gerou oportunidades de investimentos que não se via há anos e quem age sem pânico, está aproveitando todas as oportunidades.”

Diana Gomes | Sócia da BP INVESTIMENTOS

“É preciso uma colaboração crescente entre governo, iniciativa privada e sociedade em geral. Nós acreditamos na Bahia, em Salvador e no trabalho conjunto. Estamos confiantes porque trabalhamos, como sempre, na busca das melhores soluções para todos.”

Wilson Andrade | Diretor Executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF)

“Nada apaga o brilho da nossa cidade. Em breve ela estará cheia de vida novamente. Parabéns, Salvador.”

Kiko Silva | ​Empresário de Comunicação

“O mundo sonhava com as Olimpíadas do Japão quando um vírus  surgiu na China, atravessou continentes e, como um pesadelo “Se espalhou como areia fina ao vento” (*) numa velocidade alarmante e virou pandemia, abalando os habitantes de todos os cantos da Terra, como só tínhamos visto em filmes de ficção.

Veio o isolamento social, indispensável e duro, numa sociedade conectada. E como estará se dando o confinamento da população carente, que vive em domicílios precários, de espaços exíguos e condições sanitárias inadequadas?

A quarentena mudou, também, a operação das empresas. Publicitários e outras atividades passaram a trabalhar home office. Muitas escolas e faculdades particulares adotaram aulas on line.

A política, na Bahia, uniu Prefeitura e Estado no propósito de salvar vidas. Mas há os políticos que minimizam as mortes, em parte porque elas atingem pessoas de mais de 60 anos. Mas também porque eles acham que o número de mortos não justifica o dano à economia.

Quando ainda não tínhamos o atual avanço tecnológico e científico, a humanidade viveu outras pandemias – Peste Negra (século XIV), Gripe Espanhola (1918) e Gripe Suína (2009) – e se recuperou de todas elas.

Hoje, o povo, seguindo as Normas da Organização Mundial de Saúde – OMS, aliado a médicos e profissionais de saúde, salvam vidas. Passada a crise, caberá aos Governos adotarem as medidas que ajudarão as empresas e a sociedade a recomporem a economia. Desejo que o façam entendendo que precisamos reconstruir o mundo de uma forma mais humana e solidária.”

Vera Rocha Dauster | ​Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da bahia (Sinapro-Bahia)

“Um povo que gosta de ficar juntinho, que faz festa pra tudo. Gente que se abraça, dança, canta e faz quase tudo de galera. Lotamos as praias, o Bonfim, os terreiros, os templos. Um povo que coloca oferenda nas ruas. A terra das lavagens, da criatividade, da receptividade. Do sorriso no rosto e calor humano. A cidade do trabalho, do buzu lotado, do ritmo frenético. Um povo que vive colado, agora está isolado. Mas nem tanto. Continuamos solidários. É, ao mesmo tempo, difícil e admirável ver as ruas vazias. Os carros sumiram, os pássaros dominaram a área. Isso é prova de que o soteropolitano está consciente, cooperando, fazendo a sua parte. O nosso povo é tão lindo quanto a nossa cidade. O povo soteropolitano está se unindo e ajudando os ambulantes, os pipoqueiros, compras de respiradores pelos empresários e associações de classe. Está sendo difícil para todos, mas sairemos dessa valorizando ainda mais cada metro quadrado da nossa linda Salvador. Vamos reocupar as ruas da nossa cidade com cheiro de dendê, com as cores dos baianos e o nosso baianos. Parabéns, Salvador, pelo povo que você tem!”

Américo Neto | ​CEO da Viamídia e Vice-presidente da ABAP

“Tenho uma frase que quem me conhece bastante sabe que uso sempre e dessa vez não podia ser diferente: tudo tem um lado positivo. então apesar das tantas angustias que estamos vivendo, principalmente como empresários, que tive dessa vez um pouco mais de dificuldade pra enxergar essa lado positivo da quarentena. 

Mas quando descobrir fez toda a diferença. Descobrimos uma nova forma de trabalhar: o teletrabalho que em nenhum momento diminuiu a produtividade, ao contrario, posso dizer que minha equipe está ainda mais próxima de mim e um dos outros.

Nos trouxe pra mais perto da nossa família. 

Fizemos com que nossos filhos valorizassem o trabalho árduo da nossa funcionária doméstica. Porque agora eles estão tendo que ajudar em todas as tarefas da casa. Entender que podemos viver sem tantas coisas fúteis. E perceber que nossa família e nossos amigos são nossa base e que com essa base fortalecida, nada nos derruba. Com isso, tenho certeza que vamos sair mais fortes disso tudo. E que no futuro vou poder contar para meus netos que também passamos por uma Pandemia, igual a esses filmes hollywoodianos.”

Laura Passos | ​Vice presidente do Grupo Engenho

“Estamos atravessando um momento de muita reflexão em todas as esferas, com o objetivo de sempre cuidar dos nossos pacientes, colaboradores e médicos, sem deixar de nos preocupar com a família. Para assim voltarmos em breve a normalidade da nossa rotina nessa linda cidade que tanto amamos. Parabéns Salvador.”

Alexandre Meirelles | ​Diretor Executivo Grupo CAM

“No dia a dia da Apae Salvador trabalhamos para cuidar de muita gente. Agora, neste momento, este olhar de empatia se ampliou. É o mundo olhando um para outro, ajudando e auxiliando. Agora é tempo de união. Acreditamos que sairemos, todos, mais fortes desta crise. Momento duro, que obriga a nos reconhecermos como um indivíduo só: ser humano. Mesmo nesse clima de incertezas precisamos vibrar e mandar otimismo para toda cidade, Parabéns Salvador!”

Angela Ventura | Superintendente executiva da Apae Salvador

“As múltiplas linguagens e diversidade de Salvador tornam esta uma cidade mais forte e capaz de se transformar diante das adversidades. Com cultura, educação e inovação, a capital baiana vai se reinventar após esse momento de recolhimento, essencial para preservar o que a cidade tem de mais especial: sua gente. Parabenizamos os soteropolitanos pela demonstração de cidadania. Assim construímos uma cidade ainda melhor e mais unida”.

Athiná Arcadinos Leite | Superintendente do Grupo ACBEU

“O momento requer planejamento e implementação de ações estruturadas. Estamos fazendo isto em conjunto com a Prefeitura e Governo do Estado em ações de combate aos efeitos do Coronavírus. E em conjunto com os nossos parceiros em relação à retomada no segundo semestre, quando a pandemia permitir. Contem com a Arena para vencermos este jogo”.

Dênio Cidreira | Presidente da Arena Fonte Nova

“Salvador já enfrentou várias batalhas ao longo dos seus 471 anos e com seu povo aguerrido, com fé em irmã Dulce e no Senhor do Bonfim, iremos vencer mais esse desafio que nos é imposto neste momento. Nós, da Unijorge, continuamos trabalhando para, através de uma educação de qualidade, ajudar nossa população a atingir seus objetivos e assim, contribuir para o desenvolvimento da capital baiana”

Guilherme Marback Neto | Reitor da Unijorge

“Toda crise tem início, meio e fim. Não sabemos ainda em que ponto estamos, mas sabemos que tudo isso vai passar. O momento agora é de pensar no coletivo, sem deixar o desespero tomar conta e sem deixar se levar pela pressão. Temos trabalhado juntos para não sucumbirmos à angústia, ao medo e às incertezas. Estamos acompanhando os fatos para que possamos tomar as melhores decisões. A união nunca foi tão importante quanto agora. E Salvador, ao longo dos seus 471 anos, sempre foi uma cidade acolhedora de um povo alegre e resiliente. Nesse momento saberá superar essas dificuldades momentâneas e ressurgir preservando bem estar das pessoas, da sociedade, da renda e empregabilidade.”

Naildo Macêdo | Superintendente do Shopping Barra

“Com disposição e calor humano, tão peculiares do nosso povo, Salvador sairá ainda mais forte desse momento. As empresas, as pessoas, os agentes da cultura e da economia como um todo, serão essenciais para retomar o ritmo e energia dessa cidade tão especial. Parabéns Salvador, pela demonstração diária de resiliência! Logo estaremos todos juntos comemorando mais essa vitória”

Luiz Mendonça Filho | Presidente do Grupo LM

“Superação. Palavra que define, ao mesmo tempo, uma habilidade natural do soteropolitano e um desejo sincero nesse momento difícil. Juntos, contornaremos as adversidades e construiremos uma cidade ainda melhor. Parabéns, Salvador!”

Robson Sant’Ana Advocacia & Consultoria

“Diante do cenário delicado que estamos vivendo, sem a correria da rotina diária em nossa cidade, aproveite os momentos de pausa entre um trabalho e outro em home office, para cuidar de si. É o momento de olhar para dentro e mais do que nunca ter cuidado consigo e com seus familiares, ao som de boas músicas, no ambiente mais acolhedor que existe, que é o seu lar. A música não foi cancelada. A rádio não foi cancelada. A família não foi cancelada. O riso não foi cancelado. O amor não foi cancelado. Vai ficar tudo bem.”

Rafael Lomes | CEO do Grupo Lomes de Comunicação

“A cidade que sempre celebra, hoje não poderá festejar seus 471 anos. Tenho certeza que, após enfrentar esta crise, Salvador ficará ainda mais forte e o seu povo seguirá vibrando com sabedoria para dar o melhor rumo a nossa cidade. Parabéns Salvador!”

Marcos Pimenta

“Salvador! Cidade de muitos encantos que completa 471 anos! Cidade da diversidade, do carisma, da mistura de raças e religiões, rodeada de cultura e banhada de fé, cujo povo dissemina alegria e que enfrenta suas adversidades com muito trabalho e coragem! Parabéns Salvador! Com a mesma determinação que guerreamos todos os dias, superaremos essa crise e criaremos novas oportunidades! Equilíbrio, Sabedoria, Oração e Inspiração, norteará o nosso caminho e sairemos erguidos e fortalecidos! Somos povo forte! Vamos juntos fazer acontecer!”

HM Contabilidade

“Comemoramos o aniversário de nossa amada Salvador. Imponente senhora da Baía de Todos os Santos, nossa cidade luta bravamente contra mais uma grande epidemia. Nossa história é de vitórias. Nosso padroeiro é São Francisco Xavier que socorreu nosso povo nas terríveis pragas de séculos atrás. A Fundação Baía Viva acredita na parceria com o povo das nossas ilhas e, com a proteção de NS de Guadalupe e de NS do Loreto, venceremos esse inimigo universal e daremos curso aos grandes projetos que ajudam a fazer de Salvador um dos melhores destinos do mundo. A peste vai passar e nós vamos vencer. Feliz aniversário, cidade linda. Feliz aniversário Salvador que tanto amamos.”

Isabela Suarez | Empresária

“SALVADOR, se teus cantos neste dias estão vazios. Se tem um silêncio em teu canto. Se a poesia se cala, no coração de cada soteropolitano soa uma voz e enche de esperança e fé. Sabemos que este momento não é de fazer festa, mas é sim momento de comemorar, por tudo que esta cidade e este povo que aqui habita faz para cada um de nós. Fé no Futuro. Salvador: Terra da superação e da solidariedade.”

Eduardo Mariano | Empresário

“Nesse momento em que a população mundial passa por essa pandemia esperamos que os efeitos na nossa população seja a menor possível e que tenhamos condições de fazer nossa parte de acordo com as orientações médicas e que a economia do Brasil também não venha a ter um efeito que gere uma falência de empresas provocando demissões em Massa dos trabalhadores.Temos que ter fé.”

Ademar Lemos Jr | Empresário | LemosPassos Restaurantes Corporativos

“Estamos atravessando um momento muito difícil na economia no mundo em decorrência do Coronavírus. E especificamente a cidade de Salvador-BA, coincidindo com os seus 471 anos, está atravessando um momento super difícil, considerando os avanços de novos casos diariamente. É um momento que assusta e deixa os soteropolitanos (de nascença ou de coração) assustados e no desafio de preservar das contaminações ou continuar o dia a dia. Muitos negócios (do micro aos grandes empresários) estão passando por muitas dificuldade ante as incertezas que estão por vir; e isso afeta milhares de famílias soteropolitanas. O momento é de ter calma e olhar sempre as oportunidades que podem surgir nos momentos de crises. Neste momento de cenário incerto, o que temas é a perseverança e o otimismo para seguirmos em frente e superar os obstáculos que surgirão nos próximos meses. Parabéns Salvador pelos 471 anos.”

Luciano Lopes | Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Bahia (ABIH-BA)

“Salvador nos encanta por sua história e positividade. Nos reinventamos ao longo desses 471 anos e será com um sorriso vitorioso que continuaremos a brilhar e acolher nossos visitantes.”

Paulo Marques | Vice-Presid. da Câmara Portuguesa de Comércio

“Salve Salvador! Desde que sai de Ilhéus aos 18 anos, em 1969, para estudar e fazer faculdade em Salvador aprendi a amar esta Cidade, que hoje aniversaria. Inicialmente, como um matuto que chega a Capital, sem conhecer a cidade e sem relações criadas, me senti um tanto perdido. Ao longo tempo, já cirando muitos amigos e relações estabeleci minha vida pessoal, profissional e um vínculo eterno com a Cidade. Com a maturidade, aos 69 anos, aprendi a ter um olhar mais cuidadosa e detalhista sobre as belezas da cidade, seu povo alegre e acolhedor. Apesar da situação tão especial por força da pandemia, neste dia de comemoração do aniversário da cidade, sinto-me honrado por ter sido aqui acolhido e vivido parcela significativa da minha vida profissional e pessoal. De você Salvador, só a morte me separa.”

José Renato Mendonça

“Parabenizo Salvador pelos seus 471 anos de luta e superação! Com a força e garra de seu povo, que já venceu revoltas e guerras em seus séculos de existência, iremos superar essa crise! Que nossa amada cidade saia ainda mais fortalecida e revigorada dessa batalha, escrevendo um novo capítulo em sua vitoriosa história!”

Renato Bastos Brito | Advogado e sócio de Joau Bastos Batista Advogados

“Força e parabéns, Salvador! Salvador já nasceu grande (nasceu não, estreou) como a capital do Brasil. Somos a capital do estado com o maior litoral do país; o maior Carnaval do mundo; a terceira maior capital do Brasil; a cidade do pais mais procurada por turistas nacionais; a Terra de Todos os Santos, Encantos e Axés e a cidade onde ocorre um dos maiores fenômenos religiosos e profanos do planeta; a Lavagem do Bonfim. Somos nordestinos, guerreiros, trabalhadores, criativos, fortes e resilientes. Afinal o soteropolitano faz a diferença. O momento sim, é grave, em todo o planeta.

Mas nós somos SALVADOR, DA BAHIA, estamos unidos, e sairemos, juntos, MUITO MAIS FORTES! FELIZ ANIVERSÁRIO, SALVADOR!”

Robson Wagner | Diretor-executivo da W4 Comunicação

“Lições que aprendemos com o Coronavírus. Em tempo de pandemia causada pelo já conhecido COVID-19, parei para pensar sobre que lições positivas podemos tirar disso tudo. No aspecto social é muito difícil pensar em lado bom. Talvez o fato de que aprendemos realmente a lavar as mãos, a proteger as pessoas quando tossimos. Acredito que hábitos como esses ficarão. Mas e além disso? Como podemos enxergar algo de bom num momento de tanta tensão mundial? Podemos comemorar o fato que de termos dois governantes sensatos e rápidos nesse momento, que se preocuparam e agiram com coerência. Começaram o distanciamento social no melhor momento, poupando a população de um possível descontrole e contaminação. 

Foram corajosos e tomaram decisões duras como fechar o comércio, fechar escolas, apesar de estarem em lados opostos politicamente, eles souberam se unir nessa guerra em prol de achatar a curva do número de pessoas contaminadas. Isso é motivo para comemorar. 

Eu fiz aniversário em março, exatamente na semana em que tivemos que nos recolher e começar o distanciamento social em Salvador. Logo em Salvador, cidade com cultura tão calorosa, as pessoas tiveram que se acostumar a manter distância de 1,5 metro sugerida pela OMS. Estranho no começo, mas, em poucos dias, a sensação é de que sempre foi assim. Não vamos ter grande festa para comemorar o aniversário de Salvador e todos os eventos foram cancelados através de decreto por 90 dias.

O distanciamento nos afasta fisicamente mas faz com que a gente valorize o que realmente  importa: família, saúde, proteção.

Aprendemos o verdadeiro sentido de empatia: colocar-se no lugar do outro. Se estamos hoje dentro de casa é por entender que não adianta estar saudável se o outro não estiver. O problema é de todos e a saúde do próximo diz respeito a todos nós. Sairemos dessa crise sendo pessoas melhores e sabendo, cada vez mais, nos colocar no lugar do outro.

Aprendemos também a valorizar as coisas simples da vida – dar valor a nossa família e dedicar tempo a ela nos faz pessoas melhores.

Rapidamente surgiram iniciativas de diversos grupos e pessoas para apoiar quem precisa. Uma verdadeira rede do bem. Em um bairro foi criado um grupo para arrecadar e ajudar os prestadores de serviço locais, a vendedora de tapioca, a baiana de acarajé, o rapaz que vende coco. O melhor não foi poder ajudar, foi ver a ação ser replicada em outros bairros. Em meio a tudo isso, as pessoas estão trancadas em casa mas pensando em como colaborar. Explodiu a quantidade grupos de ajuda, seja para compra de respiradores, apoio a asilos e creches ou a prestadores de serviço. 

Vivemos agora uma grande crise, uma instabilidade sem tamanho. O mundo parou. Salvador parou. O Coronavírus chegou em nossa cidade. Mas mesmo assim, sempre é possível ver o lado bom das coisas. Saber que podemos nos adaptar a qualquer situação, que no começo parece estranho mas depois parece mais certo do nunca. Pensar no outro e não apenas em si, valorizar as coisas simples da vida, ter fé e acreditar que conseguiremos passar por tudo isso.”

Ana Coelho | Presidente da ABMP e CEO do Grupo Aratu de Comunicação

“A SAÍDA É PRA DENTRO

Esse ano, o melhor presente que você pode dar pra cidade de Salvador, que completa 471 anos, é cuidar do seu ativo mais importante: as pessoas. 

Definitivamente, o mundo está nos dando um recado: “Desacelerem. Olhem pra dentro. Cuidem uns dos outros.”. O espírito de empatia e solidariedade nunca foi tão essencial para vencermos um desafio social. O mundo está nos forçando a deixar de lado o “ego-centrismo” e ativar o “egocentrismo”.  Estamos finalmente percebendo que viver em sociedade não é sobre “eu”. É sobre “nós”. 

Neste momento, temos a oportunidade de nos unirmos como nunca antes. Verdadeiramente, mesmo afastados, estamos mais próximos do que nunca. Estamos resgatando o sentido mais profundo da palavra “pertencimento”. Estamos sendo forçados a entender que somos todos uma única unidade. Esta percepção está diretamente ligada ao despertar da consciência, que nos permite compreender que o que fazemos afeta o todo. Afinal, um vírus invisível que começou em uma cidade da China gerou caos no mundo inteiro em menos de 60 dias. 

Salvador está celebrando todos os atos de solidariedade, iniciativas que visam o bem-estar social e manifestações de pura empatia. Se Salvador fosse uma pessoa, estaria celebrando o achatamento da curva de contaminação e parabenizando aos soteropolitanos e soteropolitanas que estão seguindo as recomendações e fazendo a diferença através do seu espírito de serviço e contribuição.

A saída pra essa crise é pra dentro. Pra dentro de si mesmo. Temos a oportunidade de deixar Salvador ainda mais orgulhosa através da prática do nosso propósito. É hora de colocar nossos talentos à serviço e fazer a diferença para que juntos possamos minimizar o sofrimento, potencializar os aprendizados para vencer este desafio e deixar nossa cidade verdadeiramente realizada.”

Kiko Kislansky | Fundador e Propositologista da Cazulo Academia do Propósito

“Mulheres são força de trabalho e força de consumo. Não oportunizar direitos iguais para mulheres no mundo dos negócios e no mercado de trabalho é abrir mão de receitas e lucros. Eliminar os obstáculos que dificultam a ascensão da mulheres em espaços de poder e decisão é uma questão de direitos humanos e cidadania, além de uma decisão inteligente para garantir o desenvolvimento do país com mais equidade.”

Rosema Burlacchini Maluf | Mãe, Empresária, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia e Coordenadora da Câmara Estadual da Mulher Empresária da Fecomércio-Bahia

“Nesse momento singular em que estamos vivendo estou em oração para que tudo passe o mais rápido possível e que nossa linda cidade volte a  brilhar como sempre. Parabéns Salvador tenho muito orgulho de viver aqui”

Nilza Almeida Pinto | Empresária

“Crises vem e vão. Podemos medir a força de um povo a partir da forma que enfrenta suas crises e dos ensinamentos que tira delas. Tenho certeza que nós, soteropolitanos, sairemos mais fortes e resilientes desse momento adverso. Parabéns, Salvador! Força, Foco e Fé.”

Fabio Lima | Head Relações Institucionais | Arazul Capital

“Salvador da Bahia, Parabéns! Seu povo te representa. Mas agora, nosso espírito criativo e de elevada autoestima, está dando lugar à resiliência, todos juntos em seus lares para que possam continuar mais fortes que antes.”

Francisco Almeida | Diretor Executivo Instituto PROVIDA

Fale com a nossa redação pelo WhatsApp.
Print Friendly, PDF & Email