Início Destaque Camaçari – Sesau inicia capacitação para implantação de Programa de Controle do...

Camaçari – Sesau inicia capacitação para implantação de Programa de Controle do Tabagismo

0
Foto: Ascom/PMC

Em atividade que acontece na Cúria Diocesana, nesta quinta e sexta, dias 21 e 22 de novembro, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou uma capacitação com enfermeiras, médicas, odontólogas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos da Atenção Básica, para implantação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

A capacitação consiste em preparar profissionais de saúde na atenção ao usuário tabagista através de uma abordagem cognitiva-comportamental associada ao apoio medicamentoso, se necessário. Entre os palestrantes estão a odontóloga da Secretaria de Saúde de Salvador, Carla Geminiana, a pneumologista do Hospital Otávio Mangabeira, Dra. Maristela Sestelo, e a enfermeira responsável pela implantação do programa em Camaçari, Clécia de Carvalho Fabiano.

Foto: Ascom/PMC

A Sesau tem em seu banco de dados o cadastro de 1.783 fumantes, contudo este número pode chegar ao dobro com a revisão das fichas do Cadastro Individual do e-SUS e com certeza é bem maior com base na população do município. “Com a implantação do programa, a população tabagista de Camaçari que desejar parar de fumar será assistida nas unidades de saúde, através da formação de grupos de apoio e suporte medicamentoso”, afirma Clécia de Carvalho Fabiano.

O tabagismo é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS e é um fator de risco para diversas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente câncer, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares.

Após a capacitação, Camaçari será credenciada pelo governo do Estado junto ao Ministério da Saúde para receber as cartilhas e demais materiais educativos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e os medicamentos para o tratamento contra o tabaco.

Print Friendly, PDF & Email