Início Gerais Festival Literário Nacional tem mesa de abertura com Lázaro Ramos, em Cajazeiras

Festival Literário Nacional tem mesa de abertura com Lázaro Ramos, em Cajazeiras

0
Foto: Camila Souza/GOVBA

O bairro de Cajazeiras, um dos mais populosos de Salvador, entra este ano no circuito das 31 festas literárias realizadas na Bahia. Aberto nesta terça (12) com o bate papo entre o ator e escritor Lázaro Ramos e a cantora Luedji Luna, o primeiro Festival Literário Nacional (Flin) se estenderá até sexta (15), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Com a temática ‘Diversas Leituras & Novos Caminhos’, o Flin tem como foco as linguagens utilizadas pela juventude como mecanismos de fortalecimento da identidade cultural. O festival tem também o objetivo de promover ações de incentivo à leitura, formação de leitores e acesso ao conhecimento na esfera do livro e da leitura. A iniciativa é da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Foto: Camila Souza/GOVBA

Para a secretária da Cultura, Arany Santana, a abertura do Flin representa um grande dia para o Governo do Estado e para a população de Cajazeiras. “É um grande festival literário nacional, e o que estamos fazendo aqui foi uma recomendação do Governador Rui Costa, que é focar na juventude. Então, neste evento, cultura e educação estão de mãos dadas. Estão envolvidas associações de bairro, as instituições culturais e ao longo de três meses estamos mobilizando essa população, fazendo prévias, cursos, capacitações e oficinas”.

Segundo Arany, a programação conta com saraus, contação de histórias, batalhas de slams, lançamento de livros e teatro. “Estamos implementando a política do livro e da leitura neste que é um dos maiores de Salvador, com mais de 750 mil habitantes, reforçando a cidadania e a identidade do povo desta região”.

A programação completa da Flin pode ser conferida clicando aqui.

Foto: Camila Souza/GOVBA
Print Friendly, PDF & Email