Início Destaque Bahia registra aumento de 553% nos casos de sífilis nos últimos 11...

Bahia registra aumento de 553% nos casos de sífilis nos últimos 11 anos

0
Foto: Divulgação

Apesar de sucessivas campanhas realizadas ao longos dos anos, os casos de sífilis continuam crescendo e representam uma preocupação para os órgãos de saúde. No Brasil, entre 2008 e 2018, houve alta de 400% nos internamentos de pacientes diagnosticados pela doença. Os números são do DataSus e apontam que, até agosto deste ano, já são quase 14 mil ocorrências.

O estado que lidera o ranking nacional do período, em números absolutos, é o Rio de Janeiro, com 17,3 mil casos na rede pública, seguido de São Paulo (15,9 mil), Pernambuco (11,5 mil), Rio Grande do Sul (8,6 mil) e Bahia (7,5 mil). Se forem somados os registros até agosto de 2019, a ordem da lista não sofre alteração.

Na Bahia, a alta do período é acima da média nacional, com crescimento de 553% dos casos de internamento de pacientes com sífilis junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O número corresponde a uma média mensal de 60 casos no estado.

Causada por uma bactéria, a sífilis é uma doença silenciosa e que tem diferentes fases. No início, os pacientes apresentam pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que não doem nem ardem e desaparecem semanas depois, o que dá a falsa impressão de cura. Em seguida, a doença pode ficar dormente por vários anos, o que dificulta o diagnóstico, até voltar de forma mais grave.

Print Friendly, PDF & Email