Início Política Irará – Secretária de Saúde concede entrevista ao Bahia Política

Irará – Secretária de Saúde concede entrevista ao Bahia Política

0
Foto: TSE

A secretária da pasta de Saúde do município de Irará, Elisângela Estrela, conversou com o repórter Francisco Tavares, do Bahia Política. A cidade recebe a Semana da Saúde, com o projeto Vai Idoso – em alusão a 1° de outubro – Dia do Idoso. O evento começou na segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (4).

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, diversas ações estão sendo garantidas ao público da melhor idade. Quem está recebendo uma atenção de perto é os idosos da Casa Jesus Maria José, que estão aproveitando os serviços oferecidos.

Sobre a saúde em geral, ela falou sobre os atendimentos nos Postos de Saúde da Família, que mesmo com atraso nos repasses, estão funcionando.  “É difícil nessa situação que o município se encontra, como os demais municípios, sustentar 10 PSF’s funcionando mas fazemos o possível pra manter”, disse.

“Às vezes, infelizmente não temos todos os tipos de medicamentos porque o Estado nos repassa de 3 em 3 meses e o município dá a contrapartida mensal também comprando uma certa quantidade de medicações. Mas infelizmente a gente sabe que não dá para atender toda a população”, ratificou.

Ela ainda disse que a verba do Estado para os PSF’s e para o Samu estão atrasadas desde julho. “Infelizmente está caótica em todos os municípios. Estão atrasadas desde julho. Estamos tirando de um lugar, botando em outro, tentando de alguma forma não deixar a população desassistida e também não deixar os profissionais sem receber no final do mês”, falou.

A secretária ainda informou que em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, haverá mutirões para conscientizar a população. Os homens, por exemplo, terão consulta com urologista e também exames de PSA.

Print Friendly, PDF & Email