Início Destaque Camaçari 261 anos – A cidade que valoriza a Cultura

Camaçari 261 anos – A cidade que valoriza a Cultura

0

Escrito por: Thiago Santana / Artes: Roberto Almeida

Nesses 261 anos de Camaçari, há muitas histórias para contar. A cultura também tem espaço em nossa série especial em que destaca o desenvolvimento e sua referência como uma das principais cidades da Bahia.

Foto: Ascom/CDS

A Cidade do Saber é um dos locais mais importantes do município. O calendário fica movimentado com as exposições, concertos, espetáculos de dança e teatro, competições esportivas e apresentações de artistas da terra. Fundado há 12 anos, o local abriga uma orquestra pró-sinfônica, que é referência quando o assunto é homenagear artistas com uma arquitetura musical inconfundível.

Também há uma companhia de balé, e uma vasta gama de cursos – estes: música, teatro, dança, artesanato, artes plásticas, judô, karatê, natação, ginástica rítmica, hidroginástica, futebol, cursos de inglês e espanhol. Desta forma, 10 mil alunos são contemplados com ações que valorizam o esporte e agregam conhecimento. O espaço ainda conta com uma unidade móvel, que leva a crianças da zona rural, oficinas de leitura e contação de histórias.

Foto: Aquivo

Outro grande bem cultural que Camaçari possui é a festa do Boi Janeiro de Parafuso. Sendo a mais antiga comemoração da cidade, o tradicional evento tem apresentações de dança em alusão ao bumba meu boi. A festa se deu início em 1930, no distrito de Parafuso e começou através de Dona Palmira, uma falecida senhora, que foi moradora do local.

Foto: Arquivo

Parafuso ainda tem outro grande evento. É o Boi Mirim de Parafuso, que surgiu em 1997, na intenção de reunir crianças em sua casa e elas imitam os personagens do Boi Janeiro. A Cidade ainda tem dois times de futebol: são eles – o Camaçari Futebol Clube e o Sport Clube Camaçariense. O Estádio Armando Oliveira é o local em que acontece jogos de campeonatos municipais, regionais e até mesmo estaduais.

Camaçari ainda valoriza datas importantes para o município. É decretado feriados os dias de São Tomás de Cantuária, o São João, a Paixão de Cristo e a Emancipação política do município.

LEIA TAMBÉM:
Camaçari 261 anos – Destino turístico nacional e internacional

Print Friendly, PDF & Email