Início Sem categoria “A Bahia virou um Velho Oeste, uma terra sem lei”, afirma Elmar...

“A Bahia virou um Velho Oeste, uma terra sem lei”, afirma Elmar Nascimento

0

Após a publicação do Atlas da Violência pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o deputado federal Elmar Nascimento (DEM) se mostra preocupado com a situação do Estado da Bahia.

Segundo a publicação, a Bahia é o estado que possui mais municípios entre os 20 mais violentos do Brasil: Simões Filho, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Camaçari e Eunápolis. O estudo mostra ainda que várias pequenas facções criminosas disputam o tráfico de drogas nos territórios baianos e, em particular na capital. “O Oeste da Bahia, que antes era um lugar pacato, hoje foi transformado num Velho Oeste, uma terra sem lei, onde os bandidos trocam tiros à luz do dia”, diz Nascimento.

“Na avaliação do IPEA, o estado da Bahia alimenta o ciclo da violência ao optar pelo uso de suas forças policiais, em lugar de utilizar a inteligência e investigação, o que tem ajudado a alimentar o ciclo de violência”, explica o parlamentar, lembrando que inexistem na Bahia  os três pilares que o IPEA considera fundamentais para conter a violência: falta planejamento de ações interssetoriais, voltadas para a prevenção social e para o desenvolvimento infanto-juvenil, em famílias de situação de vulnerabilidade; falta a qualificação do trabalho policial, com mais inteligência e investigação efetiva. E, por fim, falta na Bahia o reordenamento da política criminal e o saneamento do sistema de execução penal, de modo a garantir o controle dos cárceres pelo Estado.

Print Friendly, PDF & Email