Início Destaque Anatel inicia bloqueio de celulares piratas em 10 estados brasileiros

Anatel inicia bloqueio de celulares piratas em 10 estados brasileiros

0
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início neste sábado (8) ao bloqueio de celulares piratas em 10 estados brasileiros. De acordo com o órgão, o foco é inibir a comercialização de dispositivos falsificados ou com o IMEI, código de 15 números que identifica a marca e modelo do aparelho, adulterado.

Mensagens são enviadas pelo número 2828 para os usuários irregulares para que tomassem conhecimento da situação. A medida vale, primeiramente, a celulares adulterados no Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.

Em setembro a Anatel começou a notificar os usuários que ativassem aparelhos nesta situação em algum desses estados com mensagens notificando que o celular estava irregular. “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”, dizia o alerta.

Antes de bloquear definitivamente os aparelhos, a Anatel envia novamente uma mensagem a 50 e a 25 dias antes da suspensão.

Print Friendly, PDF & Email