José Raimundo escreve – Osmar Ramos, uma lenda muito viva.

José Raimundo escreve – Osmar Ramos, uma lenda muito viva.

0
COMPARTILHAR
Print Friendly, PDF & Email

O Município de São Francisco do Conde, hoje comemora os 90 anos de um dos seus filhos mais ilustres,  trata-se do Ex Prefeito Osmar Ramos, que ficou consagrado com o célebre jargão “Sábado que  Vem tem mais”, quem não lembra dessa frase ? Que  notoriamente, deu uma projeção nacional à cidade.
Filho de família humilde, nascido no Largo de Nazaré, hoje Praça Getúlio Vargas onde ainda reside, Osmar foi Pescador, iniciou sua carreira pública como porteiro da Prefeitura, em seguida, escriturário, assistente administrativo, conferente de tributação, contador entre outras funções,  até que por um clamor popular,  colocou o seu nome em julgamento para uma vaga na Câmara de Vereadores, quando diga-se de passagem, os edis não eram remunerados, mas  voluntários a serviço do povo. Assim, foi eleito vereador por sete vezes, sendo conduzido à presidência da casa por duas.

Elegeu-se Prefeito por duas vezes sendo também  o primeiro e ainda único, filho de São Francisco do Conde eleito Deputado Estadual. Na assembleia defendeu com veemência a soberania do seu município, quando lutou para que não perdêssemos  o território onde hoje está instalada a Refinaria Landulpho Alves, desejo insano de outros parlamentares que, graças a sua decisiva  articulação, não prosperou. Por esta sua combativa atuação, foi apelidado pela imprensa da época como o  “Velho Guerreiro”.

Recebeu diversas honrarias e condecorações em todo o país, como Reconhecimento pela sua dedicação a causa  pública, tais como:  Amigo da Polícia – Associação dos Agentes da Polícia Civil, Medalha do Mérito Municipalista Recife e Olinda, Diploma Prefeito Expressão Naciona l- Jornal Correio de Recife, Cidadão de Santo Amaro, Câmara Municipal de Santo Amaro- Ba, Comenda Barão de São Francisco, Câmara Municipal de São Francisco do Conde, e muitos outros.

Recentemente no dia 29 de junho, em Sessão Solene, foi agraciado pela Câmara de São Francisco do Conde, com o Diploma de Honra, pelos seus Relevantes Serviços ao Município.
Quase todos os prefeitos que passaram pelo município após a abertura da Democracia, de alguma forma tiveram à “benção” do velho Osmar, ou porque  participou do seu Governo enquanto Prefeito, ou porque teve o seu decisivo apoio. Um exemplo,  é o atual Prefeito Evandro Almeida, que em todos os seus pronunciamentos públicos faz questão de reconhecer a importância do mestre para seu ingresso na  vida pública.

Também tive a felicidade de ainda muito jovem,  fazer parte do seu governo à frente de duas pastas, e muito aprendi com os conselhos e ensinamentos de  “seu Naná”, uma verdadeira enciclopédia humana, uma  lenda viva no nosso município, que serve de referência inspiradora para todos nós.

Autor de várias frases marcantes destacaria uma, proferida em muitos dos seus entusiasmados discursos,  que guardo na memória:  “Para a terra nada trouxe, da terra nada levarei”. Palavras que nos emocionam e bem sintetiza  o perfil de um homem simples, do povo, que com sua   humildade e carisma, conquistou  a todos os seus “patrícios”, que lhe rendem homenagens e consigo comemoram os seus 90 anos dedicados a esta “terra que lhe serviu de berço”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA